Buscar

Capsulotomia YAG Laser

A capsulotomia YAG Laser é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor. A capsulotomia posterior com yag laser é realizada na capsula posterior do cristalino quando esta está opacificada. Habitualmente, a opacificação da cápsula posterior ocorre como uma complicação da cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata por facoemulsificação permite a extração (“aspiração”) da catarata através de ultrassons. Na cirurgia de catarata por facoemulsificação, após retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se ao implante de uma lente intra-ocular (LIO). O implante desta LIO é efetuado no lugar que era ocupado pelo cristalino, dentro do saco capsular. Atualmente, existem vários tipos de lentes para utilização na operação de catarata.



YAG Laser após cirurgia de catarata

O YAG laser após cirurgia de catarata é efetuado para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino através de laser Nd: YAG. O laser permite abrir a cápsula posterior através do orifício realizado de modo a restituir uma visão normal ao doente.

A capsulotomia yag laser é uma técnica realizada sob anestesia tópica (gotas) em regime de ambulatório, leva apenas alguns minutos a ser executada e é indolor (ausência de dor) tanto durante a cirurgia como no pós operatório.


Riscos e complicações na capsulotomia a laser

Como em qualquer cirurgia, na capsulotomia a YAG laser, existem alguns riscos e complicações que não devem ser descurados, apesar de se tratar de um procedimento bastante seguro desde que levado a cabo por cirurgiões experientes.

A complicação mais frequente da capsulotomia a laser ocorre, normalmente, nas primeiras horas após a cirurgia e prende-se com o aumento da pressão intra-ocular. Neste caso, o oftalmologista pode prescrever colírios para reduzir a pressão intra-ocular.

Embora raros, entre outros possíveis riscos e complicações, poderemos destacar os seguintes:

  • Edema macular;

  • Danos ou deslocamento da lente intra-ocular;

  • Edema da córnea;

  • Descolamento da retina


Cuidados posteriores na capsulotomia yag laser

O doente sujeito a uma capsulotomia YAG laser deve ter algumas precauções no pós operatório, ou seja, alguns cuidados posteriores à operação (pós cirurgia YAG laser). A capsulotomia é um procedimento realizado em ambulatório, podendo os doentes regressar a casa de imediato após a cirurgia. A avaliação da pressão no olho (pressão intra-ocular) deve ser efetuada e controlada no pós operatório. O doente não deverá sentir dor nos olhos após a cirurgia, pelo que caso exista deverá contactar o seu médico de imediato.

No pós operatório, devem ser ministrados colírios anti-inflamatórios de acordo com a prescrição do médico oftalmologista.

O doente pode retomar as suas atividades normais imediatamente após a operação, devendo todavia ter alguns cuidados com o olho operado, nos primeiros dias após a intervenção e efetuar o tratamento instituído. No caso de surgir dor nos olhos deve recorrer de imediato ao seu médico oftalmologista.


Quanto custa uma capsulotomia?

O preço de uma capsulotomia YAG laser pode variar de acordo com o tipo de procedimento cirúrgico necessário e do seguro de saúde associado (caso exista). No entanto, na maioria das situações, a operação é relativamente simples permitindo que o seu valor não seja elevado.

Apenas o oftalmologista poderá saber quanto custa uma capsulotomia YAG laser, após avaliação em consulta médica.


Fonte: Autor: Prof. Doutor Manuel Monteiro, médico oftalmologista (número da ordem dos médicos: 26903).