Buscar

Vitrectomia Anterior


A vitrectomia é um procedimento cirúrgico (operação) que tem como objetivo a remoção de parte ou da totalidade do humor vítreo do olho, indicada em diversas doenças dos olhos, como veremos mais tarde. Veja informação em doenças relacionadas e indicações.


O vítreo é um fluido gelatinoso e transparente que preenche a maioria do interior do globo ocular e que permite manter a forma do olho. O vítreo é constituído por 99% de água, estando em contacto com a superfície da retina. A retina localiza-se na parte mais interna do olho e tem um papel crucial na visão (recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico).


A cirurgia de vitrectomia é realizada com um pequeno instrumento cirúrgico (vitrectomo) que serve para remover o vítreo. O gel vítreo é substituído por solução salina (BSS). Em virtude do vítreo ser constituído por 99% de água, o doente não vai notar nenhuma alteração na visão com a troca do vítreo pela solução salina.


A vitrectomia ocular, hoje em dia, é um procedimento rápido, indolor e bastante seguro.


A cirurgia de vitrectomia pode ser realizada com anestesia local ou geral. Na maioria das situações a cirurgia é realizada sob anestesia local.


Fonte: Pronto Clínica de Olhos