Buscar

Ultrassonografia de Globo Ocular


O que é Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral)?

O ultrassom é um exame de imagem não invasivo, rápido e acessível, me que o paciente não é exposto a radiação.

Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas, que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desse eco forma imagens que são visualizadas pelos médicos examinadores.

No caso da Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral), o exame busca estudar os olhos, englobando todas as estruturas que o compõem.

Também conhecido por: Ecografia de órbita, ambos os olhos ou bilateral, Ultrassonografia ocular ambos os olhos, Ultrassom a e b de globo ocular e/ou órbita de ambos os olhos ou bilateral, Ultrassom das órbitas, ambos os olhos ou bilateral, Ultrassom de ambos olhos, Ultrassom ocular ambos os olhos, Ultrassonografia diagnóstica do globo ocular de ambos os olhos ou bilateral, Ecografia de globo ocular e/ou órbita de ambos os olhos, bilateral ou binocular.

Como é feito o exame Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral)?

Na Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral), o paciente deita-se em uma maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima). O médico examinador deverá colocar um gel por cima da pálpebra fechada do paciente, para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom.

Dependendo da recomendação do médico solicitante, o exame também poderá ser feito com os olhos do paciente abertos, sendo que neste caso, antes do exame é aplicado um colírio anestésico, e os olhos são molhados com soro, ficando assim o aparelho do ultrassom em contato com soro, e não diretamente com o olho do paciente.

É importante levar exames de ultrassom prévios quando for realizar um novo exame de ultrassonografia do globo ocular.

Para que serve o Exame Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral)?

A principal indicação de Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral) é quando há opacidade dos meios intraoculares.

Com a Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral) se observam várias doenças e condições oculares, como cistos, lesões por traumas, tumores, doenças inflamatórias e autoimune (ex: doença de Graves).

O exame de Ultrassonografia de Globo Ocular (Bilateral) pode ser feito depois de procedimentos cirúrgicos nos olhos, como para avaliar a efetividade do procedimento.

Fonte: www.rededorsaoluiz.com.br/