Buscar

Campimetria Ocular

A Campimetria Computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para sua realização, o paciente estará sentado e com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho funciona disparando luz em diferentes lugares e com intensidade variada, ao mesmo tempo que emite uma luz única ao fundo.



O paciente, então, deve focar apenas na luz permanente ao fundo e indicar por controle remoto em sua mão, cada nova luz percebida por sua visão periférica. Dessa forma, é possível medir o campo de visão do paciente.

Por que o exame é necessário?

Muitas doenças dos olhos provocam alterações no campo visual, ou seja, na amplitude que os nossos olhos conseguem ver. A perda da visão pode ser mais central ou mais periférica.


Na presença de algumas doenças como, por exemplo, o glaucoma, a visão espacial pode ser modificada e através do estudo do campo visual é possível detectar a exata alteração.

Uma visão perfeita consegue, por exemplo, enxergar em um ângulo de 60º em direção ao nariz, 100º em direção ao ouvido, 60º acima dos olhos e 75º abaixo dos olhos.

Uma redução de quaisquer desses limites, pode prejudicar a movimentação e a noção espacial do paciente.


Ou seja, pode interferir na habilidade de dirigir, na capacidade de leitura dinâmica ou mesmo no acompanhamento de quadros e gráficos, na facilidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, dentre tantas outras atividades do dia a dia.


Fonte: vivaoftalmologia.com.br