Buscar

Explantação de lentes intraoculares


O explante de lentes intraoculares pode ser realizado em qualquer paciente que tenha realizado a facectomia com implante de lente e a mesma esteja causando algum problema a visão do paciente, independente da idade. A depender da causa do explante será uma cirurgia bem tranquila e muito semelhante à facectomia, porém delicada. Não há um tempo específico de quando pode ser realizado o explante isso dependerá da causa e de como esteja o olho do paciente, somente realizando uma avaliação para melhor informar e avaliar qual técnica a ser usada.


Normalmente não há necessidade do explante da lente intra ocular da cirurgia, ou seja, ocorre em raros casos.

Algumas situações em que explantamos a lente: em alguns casos de infeccção no pós operatorio, em caso do grau ficar muito fora do planejado antes da cirurgia, alguma alteração de anatomia no pós operatorio, opacificação da lente dentre outros. O explante pode ser realizado em qualquer tempo, entretanto quando realizado dentro das primeiras semanas após o implante primário identificado a necessidade do explante ou troca, geralmente é feito com maior facilidade e menor risco. Mas claro que depende de cada caso. Também oriento quee deve ser feito por cirurgiões experientes pois como é uma situação não usual alguns cirurgiões não estão habituados com tal situação.


O explante de lentes intraoculares é uma cirurgia delicada , não é comum, mas é um procedimento realizado sim.Salvo algumas condições fazemos isto e a técnica vai depender da escolha do cirurgião e da situação do olho e motivo pelos quais será necessario tal procedimento. Pode ser feita aos 50 anos. Converse com seu médico oftalmologista para esclerecer melhor as suas dúvidas e expectativas.


Fonte: Doctoralia

Imagem: Google