Estesiometria Corneana

downloadO exame de Estesiometria Corneana é indicado para avaliar a sensibilidade tátil da córnea, quando há suspeita de diminuição dessa sensibilidade. A sensibilidade é responsável por induzir a regeneração contínua das células da córnea. É um exame bastante rápido, realizado com um aparelho denominado Estesiômetro de Cochet-Bonnet, em que um filamento delgado de nylon, de comprimento variável, é tocado no centro da córnea. É solicitado ao paciente que indique se existe a sensação de toque à medida em que esse filamento é encurtado.

Fundoscopia

O que é

Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico em área central.

Para que serve

Embora seja considerada pouco detalhada, esta avaliação é capaz de detectar alterações do nervo óptico, lesões da área central da retina e alterações relacionadas a doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes.

Como é feito

Um feixe de luz é projetado na pupila, para visualizar o fundo do olho. Cada olho é examinado individualmente. O exame leva de três a cinco minutos. A luminosidade pode causar desconforto e prejudicar a colaboração, no caso de crianças, idosos ou pessoas pouco colaborativas.

Preparo

Não há preparo prévio. O exame pode ser realizado com o paciente sentado, sem utilização de colírios para dilatar a pupila.

Valores de referência

O padrão de normalidade é a descrição qualitativa de um fundo de olho normal: nervo óptico róseo, de limites bem definidos, área macular brilhante, fina, de coloração homogênea, e vasos de limites nítidos, com calibre homogêneo.