Marcos do desenvolvimento: VisГЈo

VisГЈo

Seu bebê enxerga desde que nasce, a menos que tenha algum problema de visão. Conforme vai crescendo, ele usa os olhos para absorver uma quantidade imensa de informação sobre o mundo que o cerca, o que por sua vez vai estimular o desenvolvimento do cérebro e colaborar para conquistas no âmbito físico, como sentar, rolar, engatinhar e andar.

Quando se desenvolve

Nos primeiros meses de vida, a visГЈo do bebГЄ vai se aprimorando, e em torno dos 6 a 8 meses de idade ele enxerga o mundo quase tГЈo bem quanto um adulto.

Como se desenvolve

A visГЈo da crianГ§a vai se desenvolvendo aos poucos, diferentemente daВ audição, que estГЎ plenamente amadurecida ao fim do primeiro mГЄs. Quando o bebГЄ nasce, a visГЈo Г© meio embaГ§ada, mas ele distingue luz, formas e movimento. O recГ©m-nascido sГі enxerga bem mesmo a uma distГўncia de entre 20 e 30 centГ­metros — ideal para perceber com clareza o rosto da pessoa que o carrega no colo. O rosto da mГЈe, nessa fase, Г© a coisa mais interessante do mundo para o bebГЄ; em seguida vГЄm imagens com bastante contraste, como um xadrez em preto e branco. Assim, capriche nos momentos de olho no olho.

A visГЈo do seu bebГЄ vai se tornando melhor com o tempo, e aos 8 meses ele enxerga praticamente tudo.

Um mГЄs

Quando nasce, o bebГЄ nГЈo sabe usar os olhos de forma concomitante, por isso fica “vesguinho” com frequГЄncia. Com 1 ou 2 meses, no entanto, ele jГЎ aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e Г© capaz de acompanhar com o olhar um objeto em movimento (embora talvez jГЎ fizesse isso por curtos perГ­odos desde o nascimento). Um simples chocalho passado diante do rosto dele jГЎ Г© o suficiente para hipnotizГЎ-lo. VocГЄ tambГ©m pode tentar com seu prГіprio rosto: olhe-o nos olhos e mexa seu rosto para um lado e para o outro. Os olhinhos dele provavelmente vГЈo se fixar nos seus.

Dois meses

Os bebês enxergam as cores desde que nascem, mas têm dificuldade para distinguir tons parecidos, como vermelho e laranja. Por isso, muitas vezes preferem cores contrastantes ou o preto-e-branco. Entre 2 e 4 meses de idade, no entanto, as diferenças entre as cores vão ficando mais claras, e seu bebê começa a distinguir tons semelhantes. Com isso, deve começar a mostrar preferência por cores primárias e fortes, e por formatos e desenhos mais detalhados e complexos. Incentive o interesse mostrando ilustrações, fotos, livros e brinquedos de cores vivas. Durante os próximos meses, ele também vai aperfeiçoar a técnica de seguir objetos com o olhar.

Quatro meses

Nessa fase, o bebê começa a desenvolver a percepção de profundidade, que o ajuda a saber se alguma coisa está perto ou longe. Também passa a controlar melhor os braços, e assim o desenvolvimento visual acontece na hora certa para ajudá-lo a tentar pegar coisas tão intrigantes, como seu cabelo, seus brincos ou seus óculos, com muito mais precisão.

Cinco meses

Com essa idade, seu filho consegue detectar objetos pequenininhos e acompanha bem o movimento das coisas. Pode atГ© ser capaz de reconhecer um objeto enxergando sГі uma parte dele — a base para as brincadeiras de esconde-esconde que vocГЄs farГЈo nos meses seguintes. A maioria das crianГ§as de 5 meses jГЎ aprendeu a distinguir entre cores bГЎsicas parecidas, e agora comeГ§a a observar as sutis diferenГ§as entre os tons pastel.

Oito meses em diante

A visГЈo do seu bebГЄ — que antes chegava no mГЎximo aos 50 por cento de acuidade — agora Г© quase igual Г  de um adulto em termos de clareza e percepção de profundidade. Ele ainda enxerga melhor de perto que de longe, mas com 8 meses jГЎ vГЄ o suficiente para reconhecer pessoas que estejam do outro lado de uma sala. Com essa idade, os olhos da crianГ§a tambГ©m normalmente estГЈo prГіximos de sua cor definitiva, embora ainda possa haver mudanГ§as sutis na cor da Г­ris.

O que vocГЄ pode fazer

Pergunte na maternidade ou ao pediatra nas primeiras consultas se os olhos do bebê foram examinados, para descartar doenças que acometem os recém-nascidos, como a catarata congênita e o retinoblastoma. O primeiro exame deve ser feito ainda na maternidade, pelos pediatras do berçário, que avaliam a retina com uma luz emitida por um aparelho especial.

Estudos mostram que os bebГЄs preferem rostos humanos a qualquer outro tipo de desenho ou imagem, portanto mantenha seu rosto perto do dele (principalmente na fase de recГ©m-nascido) para que ele observe bem seus traГ§os faciais. Quando a crianГ§a tem cerca de 1 mГЄs, qualquer objeto Г© suficiente para hipnotizГЎ-la — nГЈo Г© preciso se preocupar em comprar brinquedos especiais para isso. Muitas vezes, sua prГіpria mГЈo se mexendo serve para entretГЄ-lo (e Г© um brinquedo impossГ­vel de perder). Coisas simples como papel-alumГ­nio ou um pote colorido podem ser passados diante dos olhos dela, de um lado para o outro, para treinar a tГ©cnica de acompanhar o movimento. Depois, mude o sentido do movimento para de baixo para cima e vice-versa. A maioria dos bebГЄs sГі consegue acompanhar o movimento vertical sem dificuldades com 4 ou 5 meses de idade.

Como o mencionado acima, incentive o interesse do bebê nas cores primárias e depois nos tons pastel, conforme ele vai ficando mais velho. Móbiles (pendurados fora do alcance dele), pôsteres de cores vivas e livros resistentes com ilustrações chamativas chamam bastante a atenção da criança.

Quando se preocupar

O pediatra costuma prestar atenção à visão do seu filho em cada consulta, desde o nascimento. A maioria das deficiências visuais pode ser corrigida se for detectada cedo; quanto mais velho fica seu bebê, mais difícil é solucionar eventuais problemas. É improvável que você consiga detectar sozinha coisas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas fique de olho em dificuldades mais graves. Se seu filho não consegue fixar o olhar ou acompanhar um objeto (ou seu rosto) com os dois olhos aos 3 ou 4 meses de idade, fale com o médico. Bebês prematuros correm mais risco de ter determinados problemas visuais, como astigmatismo, miopia e estrabismo, por isso os pais e médicos devem dedicar atenção especial à visão deles. Fale com o pediatra se:

• Seu bebê tem dificuldade para movimentar um ou os dois olhos para todas as direções

• Seu bebГЄ passa a maior parte do tempo “vesguinho”

• Um ou os dois olhos do bebê tendem a ficar olhando para fora

%d blogueiros gostam disto: