O que é Calázio

disturbios_tercol

Calázio é um cisto na pálpebra, causado pela inflamação das glândulas de Meibômio e não é produzido por bactérias. Apresenta inchaço, dor na pálpebra, fotofobia e lacrimejamento. Mesmo quando deixa de ter sinais inflamatórios, ele pode permanecer na pálpebra como granuloma, que aumenta ou diminui de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. Peles oleosas ou situações que favorecem a oleosidade excessiva, como acne rosácea ou blefarite, bem como alguns tipos de erros refracionais (que devem ser pesquisados) facilitam o aparecimento do calázio.

O calázio pode ser confundido com hordéolo, que pode ter nomes populares como terçol, viúvo, prego ou belezinha, dependendo do local no país. O hordéolo é uma inflamação das glândulas Zeis e Mol, a qual aparece na borda da pálpebra perto dos cílios com sinais típicos de infecção bacteriana (dor, calor e avermelhamento) e geralmente drena e desaparece sozinho.

Complicações

Um calázio grande pode causar astigmatismo por pressionar a córnea. Algumas pessoas podem ter hipopigmentação da pele se há injeção de corticosteróides no local. Aparecendo recorrentemente no mesmo local, o calázio pode estar ligado a neoplasias.

Tratamentos

O tratamento do calázio consiste em compressas mornas. Medicamentos com corticoides e antibióticos são contraindicados no caso de calázio. Se o quadro for reincidente com frequência, o oftalmologista pode optar por realizar uma cirurgia para desobstruir a glândula.

Fonte- Portal da Retina

%d blogueiros gostam disto: