Ceratometria

Ceratometria é a medida do raio de curvatura da superfície anterior da córnea . Essa medida é fundamental para adaptação de lentes de contato, pois o conhecimento prévio da curvatura da córnea serve de parâmetro para a escolha da curvatura da lente de contato.

O aparelho que mede a curvatura anterior da córnea, chama-se ceratômetro, mas existem outros aparelhos como a topógrafo (avalia a superfície anterior da córnea, sua curvatura e forma), o autorefrator e o orbscan (fornece um mapa tridimensional da córnea; ele  avalia a córnea, em todos os seus aspectos: curvaturas anterior e posterior e espessura) .

Possuir o conhecimento da anatomia da córnea e da lente de contato permite ao oftalmologista escolher a lente mais indicada para o paciente, bem como correlacionar o comportamento desta no olho do paciente.

O único profissional que pode adaptar uma lente de contato é o Oftalmologista!

Ele está apto a medir a curvatura da córnea, verificar a espessura , o diâmetro e o grau ideal da lente a ser adaptada.

O Oftalmologista fará testes com as lentes e verificará se são as mais indicadas. Caso contrário, modificará os parâmetros para que as lentes não provoquem nenhuma alteração na córnea e na visão do paciente.

%d blogueiros gostam disto: