Biomicroscopia

O paciente que se submete a uma consulta oftalmológica passa por um exame denominado biomicroscopia.

O biomicroscópio ou lâmpada de fenda é um aparelho no qual o oftalmologista examina o olho através de um microscópio. Esse aparelho permite a visualização das estruturas, em profundidade.
O oftalmologista poderá examinar com detalhes, as pálpebras, a córnea, a conjuntiva, a câmara anterior, a íris, o cristalino, e, com o uso de lentes de aumento, o vítreo, retina nervo óptico e ângulo da câmara anterior. É um exame fundamental.

biomicroscopia2“Com grande aumento, por exemplo, é possível observar as hemácias circulando nos vasos conjuntivais, ou apreciar as células do endotélio corneano. O biomicroscópio permite o exame com a luz incidindo em fenda ou difusamente, e os filtros incluídos refinam o recurso” .

No bimocroscópio também é realizada a medida da pressão ocular com o tonômetro de Goldmann e para isso utiliza-se a luz azul cobalto, um colírio anestésico e um corante alaranjado (fluorisceína) que se apresenta em forma de bastão ou colírio.

Quando existe a presença de corpo estranho na córnea, ou lesões corneanas como, por exemplo, por herpes, lentes de contato, por pouca lágrima, o exame de biomicroscopia se torna mandatório, por ser mais apurado e objetivo.

Há possibilidade também de se acoplar à lâmpada de fenda, câmera fotográfica e TV, para registro dos achados e mostrar aos acompanhantes as alterações encontradas no paciente.

%d blogueiros gostam disto: