Você usa lentes de contato? Fique atento a essas dicas!

post2As lentes de contato são hoje a alternativa preferida de muitas pessoas em relação aos óculos de grau. Entretanto, esta opção requer cuidados específicos. Confira abaixo algumas dicas importantes para suas lentes não se tornarem um problema.

1 – Manuseio: Todo cuidado é pouco! Estar em um ambiente adequado, como o banheiro, e sempre com as mãos higienizadas, faz com que as lentes se mantenham seguras.

2 – Tempo de validade: Muito popular entre os adeptos das lentes, as descartáveis possuem duração média de um mês. Não obedecer ao prazo do produto pode causar vista embaçada, olhos vermelhos e sensação de corpo estranho.

3 – Limpeza: Não use soro fisiológico, água ou qualquer outro líquido que não seja a solução especial para lentes.

4 – Crianças: Há quem tenha receio, mas não existe comprovação de problemas na visão de crianças causados pelo uso da lente. Vale ressaltar apenas que a garotada precisa ser bem orientada e mais “vigiada”, em função da pouca idade.

5 – Dormir: Esse é um dos principais problemas para quem usa lente. Cochilar por um período curto não causa danos aos olhos. Contudo, o problema está em criar o hábito de dormir de um dia para o outro com elas. O uso frequente das lentes aumenta as chances de infecção, pois não permitem uma oxigenação adequada da córnea.

6 – Mar ou piscina: Nestas situações, inclusive durante o banho, o indicado é deixar as lentes de lado. A água apresenta impurezas, que podem contaminar as lentes, inclusive machucar os olhos.

7 – Coloridas e sem grau: Não apresentam nenhum problema ao usuário, desde que usadas com orientação de um especialista. Inclusive, os cuidados devem ser os mesmos de uma lente de grau.

Apesar das dicas, vale lembrar que a indicação e adaptação de qualquer tipo de lente de contato devem ser acompanhadas por um oftalmologista.

 

Fonte- Portal dos Olhos

%d blogueiros gostam disto: