TRAUMAS OCULARES: OS RISCOS QUE OS ACIDENTES PODEM CAUSAR PARA A VISÃO NA TERCEIRA IDADE.

16

Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência dos danos causados por traumas oculares? E é justamente na terceira idade, quando há o desgaste natural dos ossos e a perda dos reflexos, que o número de acidentes aumenta e se tornam mais graves, principalmente na região dos olhos. Por isso, os cuidados e a atenção nesta fase devem ser redobrados.

A prevenção é a melhor forma de garantir a visão. Por isso, a adoção de medidas básicas é essencial para ajudar a controlar os inúmeros casos de acidentes oculares que ocorrem na terceira idade. Veja como se prevenir:

Não utilize tapetes em casa e coloque barras de proteção nos banheiros a fim de evitar as quedas;

Ao manejar produtos químicos, especialmente soda cáustica e produtos de limpeza, cuidado! Pequenas gotas em contato com os olhos podem causar danos sérios à visão;

Tenha cuidado ao manipular tampinhas de garrafa, pedras, estilingues, armas de brinquedo, ferramentas caseiras, abridores de garrafa e fogos de artifício próximos aos olhos;

Ao dirigir, mesmo em percursos pequenos, utilize o cinto de segurança.

Aconteceu um acidente ocular, o que devo fazer?

Em situações de acidentes oculares, especialmente de perfuração, busque sempre um oftalmologista ou um pronto-socorro. Nos casos de queimaduras químicas geradas por produtos em contato com a visão, antes de procurar ajuda profissional, lave abundantemente com água corrente o olho lesionado e não use colírios ou pomadas.
Fonte- CBO

%d blogueiros gostam disto: