MITOS E VERDADES SOBRE A HIGIENE OCULAR

cara_de_mujer_300_ptAssim como escovar os dentes e pentear os cabelos, cuidar da higiene ocular deve ser um hábito diário e obrigatório. E sobre este assunto são muitas as dúvidas que surgem. Por isso nós, da Revista Veja Bem, separamos algumas questões a fim de esclarecer dúvidas e proporcionar ainda mais qualidade de vida para você e sua família.
Existem “banhos oculares”?
Verdade: Disponíveis em farmácias, os “banhos oculares”, – soros especiais para lavar os olhos – auxiliam na higiene ocular, refrescando os olhos secos e irritados, após muito tempo de trabalho no computador, leitura, televisão, etc.; atuando na remoção de poeira e pólen; e agindo como primeiro socorro em caso de corpos estranhos ou produtos químicos.

Pessoas expostas a longos períodos ao ar condicionado ou olhando para a tela do computador devem tomar alguns cuidados?
Verdade. Pessoas que usam o computador ou ficam expostas ao ar condicionado por longos períodos piscam menos, consequentemente, lubrificam menos os olhos, deixando-os secos. Por isso, nessas circunstâncias, devem ser usados colírios lubrificantes pelo menos a cada meia hora, segundo prescrição médica.

O olho é considerado um órgão limpo?
Verdade. Por possuir um sistema de proteção muito bom por conta das lágrimas, pálpebras, cílios e sobrancelhas, ou seja, barreiras naturais que fazem com que não seja preciso ficar limpando os olhos toda hora, os olhos são considerados órgãos limpos. Entretanto, como são muito sensíveis, requerem certos cuidados para evitar lesões e/ou desenvolver algum tipo de doença.

Utilizar colírio nos olhos diariamente faz bem à saúde?
Mito. A não ser que seja por indicação oftalmológica, o uso do colírio todos os dias para “clarear” ou “limpar os olhos” é desnecessário. O melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas.

Ao lavar o rosto, os olhos já ficam suficientemente limpos?
Verdade. Em geral sim, porém quando existe tendência par pele gordurosa, o ideal é que pelo menos uma vez por dia higienize-se a área em volta dos olhos – pálpebras, cílios e os cantos – removendo as impurezas e secreções secas, a fim de evitar coceira, irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada. O ideal é que a limpeza seja feita com hastes flexíveis (cotonete) umedecidas com creme ou óleo de limpeza apropriado para esta região

Não devemos colocar ou coçar os olhos com os dedos?
Verdade. Nossa mão é sempre muito contaminada, por isso, ciscos, cílios e qualquer outro objeto estranho devem ser tirados somente com água limpa e corrente, nunca com os dedos. Se não sair é hora de procurar um oftalmologista.

Influências externas podem originar doenças inflamatórias nos olhos?

Verdade. Contato direto com poluentes do ar, bactérias, ar seco, vento, cosméticos etc. pode dar origem a doenças inflamatórias, evoluindo para doenças mais graves que, de um modo geral, podem fazer mal aos olhos, especialmente à córnea sensível.

A camomila pode ser usada como remédio caseiro para os olhos?
Mito. Embora a camomila seja conhecida pelo seu efeito calmante, sendo isso correto em muitos casos. Segundo os mais recentes estudos, ela é contraindicada nos olhos, pois atua de forma secante. Além disso, o extrato contém, muitas vezes, o pólen de plantas, podendo provocar em algumas pessoas reações alérgicas.
Dormir sem remover cuidadosamente a maquiagem faz mal para os olhos?
Verdade. A maquiagem dos olhos requer uma cuidadosa remoção e limpeza da zona dos olhos. Caso contrário, durante a noite, podem entrar facilmente partículas de cosméticos nos olhos e provocar irritações. Os resíduos dos cosméticos também podem facilmente irritar a pele em volta dos olhos e inflamar a área.

Uso de cosméticos fora da validade ou de terceiros pode trazer consequências ruins à saúde dos olhos?
Verdade. Procure usar produtos antialérgicos e sem conservantes. Após o término do uso dos pinceis e escovas de maquiagem, lave-os para evitar a proliferação de bactérias nos mesmos. Observe sempre o prazo de validade de cada produto e não empreste a sua maquiagem.

Existe maneira correta para lavar os olhos do bebê?
Verdade. Ao lavar os olhos do bebê, o importante é ter cuidado para esfregar os olhos sempre na direção do nariz. Se os olhos forem esfregados na direção oposta, a pálpebra pode desprender-se ligeiramente do globo ocular e assim permitir às impurezas aderentes ao bordo das pálpebras penetrarem no olho. Possíveis secreções duras e ásperas podem assim danificar facilmente a córnea.

 

Fonte- CBO

 

 

%d blogueiros gostam disto: