Cuidados com os olhos deve aumentar no Carnaval

Além de corresponder aos dias mais animados do calendário, o Carnaval também é a época do ano que concentra o maior número de contaminações oculares. Algumas delas são provocadas pelo mal uso de maquiagem e pelo contato dos olhos com a temida espuma de carnaval. Outras contaminações podem ocorrer no meio da multidão pelo contato pessoal, beijos e abraços.

As estraga-festas atendem pelos nomes de: alergia, ceratite e conjuntivite. No caso desta, é preciso tomar bastante cuidado, pois a conjuntivite pode trazer sérios problemas quando não é devidamente tratada. Uma conjuntivite mal conduzida pode levar à diminuição ou à perda visual de forma permanente.

Para as mulheres, a recomendação é não fazer uso de maquiagens vencidas e ter cuidado redobrado com as sombras com glitter, além de evitar o compartilhamento com as amigas. No caso de crianças, deve-se evitar qualquer produto na área dos olhos. Além disso, o uso de lentes de contato deve ser evitado entre os foliões. Atenção também à higienização das mãos: elas devem ser lavadas várias vezes ao dia. E se a espuma de carnaval ou serpentina em spray atingir os olhos é preciso lavá-los com água imediatamente, tendo o cuidado de não esfregar a superfície ocular.

Lavar os olhos também é a recomendação básica no aparecimento de qualquer sinal de desconforto (coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, aversão à luz…). Se o incômodo persistir, deve-se procurar um oftalmologista sem demora. Por fim, colírios apenas com prescrição do médico oftalmologista.

Fonte: Ne10 UOL

%d blogueiros gostam disto: