Cigarro: Um dos grandes vilões da visão

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o hábito de fumar é a principal causa de mortes evitáveis no mundo. Sabe-se que o cigarro é um grande vilão quando se trata de doenças respiratórias, cardiovasculares e cancerígenas, porém muita gente não sabe que o tabaco também pode ser o grande responsável pelo surgimento de doenças oculares.

O tabagismo está claramente associado ao aumento na incidência de casos de degeneração macular relacionada à idade e oclusões vasculares. Estudos indicam risco até três vezes maior para fumantes. A DMRI é uma das principais causas de perda de visão no paciente idoso e o principal fator de risco é o tabaco.

Além de agravar problemas circulatórios, o cigarro é responsável pela piora nos quadros de Síndrome do Olho Seco e alergias oculares, que são ocasionados pela fumaça. Pesquisas também indicam que contribui para o agravamento do glaucoma. Uma vez que o tabagismo passivo, comprovadamente, possa provocar as doenças respiratórias e de câncer, as oculares podem também aparecer.

Os danos do tabaco podem aparecer mesmo após muitos anos de abstenção. As doenças oculares relacionadas ao tabaco podem ser incapacitantes e, até mesmo, irreversíveis em alguns casos.

A atenção deve ser redobrada para os diabéticos, que possuem o organismo mais sensível ao efeito do cigarro. Considerada uma doença que requer controles e mudança de hábitos, a diabete costuma ter forte influência na retina. A pessoa que já sofre do problema e ainda tem o vício do fumo está mais vulnerável as alterações vasculares e, em consequência, a cegueira irreversível.

O desenvolvimento dessas doenças oculares também depende de outras variáveis, como a herança genética. Embora os riscos de desenvolver uma doença letal sejam sempre muito enfatizados, o que os fumantes verificam na prática é mais que o risco de morte: uma perda drástica e gradual na saúde e na qualidade de vida ao longo dos anos – o que no caso da visão se traduz em um maior risco de desenvolver ou agravar doenças que podem levar à cegueira.

(Fonte: Organização Mundial de Saúde – http://www.who.int/en/)

Matéria Publicada no site Saúde Visual (http://www.saudevisual.com.br/saude/saude/20-cigarro-aumenta-riscos)

%d blogueiros gostam disto: