A importância de se visitar o oftalmologista regularmente

É preciso se fazer visitas regulares ao oftalmologista para manter a saúde dos olhos em dia. Isso porque a maioria das doenças causadoras da cegueira são evitáveis e tratáveis com essa medida, reforçada com exames oftalmológicos básicos. Eles detectam doenças muitas vezes silenciosas, só manifestadas em estágios mais avançados, quando os tratamentos não se mostram mais tão eficientes.oftalmologista

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 70% das pessoas com alguma deficiência no Brasil são cegas ou têm baixa visão. No mundo, elas somam entre 50 milhões de indivíduos e 180 milhões de deficientes visuais. No Brasil, estima-se que há 1 milhão e 200 mil pessoas cegas e cerca de quatro milhões de deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis com visitas oftalmológicas regulares.

Durante a consulta ao oftalmologista são feitos alguns exames de rotina, que medem a acuidade visual do paciente e detectam precocemente quaisquer alterações na visão que podem levar à cegueira. Com o exame de fundo de olho, por exemplo, é possível identificar tumores, acidentes vasculares, distúrbios na tireoide, hiperglicemia, diabetes, inflamações, hipertensão, disfunções hormonais, entre outras doenças. Além desse, alguns exames complementares podem ser necessários, como o de campo visual, a ultrassonografia e a tomografia da retina.

Assim como os adultos, as crianças também devem ser submetidas a exames de acuidade visual regulares para avaliar defeitos refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem caracterizar perda visual se não forem corrigidos no momento certo.

Principais doenças oculares que podem ser diagnosticadas precocemente com exames oftalmológicos regulares 

Catarata – Processo de opacificação do cristalino (lente natural do globo ocular), que atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando a perda gradativa da acuidade visual com o avançar da idade. A correção é feita por cirurgia.

Glaucoma – Causada pela elevação da pressão intraocular, a doença provoca lesões no nervo óptico e compromete a visão. A perda visual ocorre em estágios mais avançados e compromete primeiro a visão periférica. No início, o glaucoma é assintomático, por isso a importância dos exames de rotina.

Degeneração macular relacionada à idade – Ocorre geralmente após os 50 anos e afeta a mácula (área central da retina), provocando baixa visão central. Os danos são irreversíveis até o momento, mas a detecção precoce e cuidados podem auxiliar no controle da doença.

Retinopatia diabética – Complicação do diabetes que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina, podendo ocorrer o vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o agravamento da doença, pode evoluir até para o descolamento da retina e glaucoma neovascular.

%d blogueiros gostam disto: